December 3, 2012 | Politics and Leadership

O Efeito Dilma: Como a Presidenta do Brasil, que quebrou barreiras e inspira outras mulheres

Click here for English.

Por Maya Popa

"Em Portugues, o termo Presidente, pode ser usado para homens e mulheres e o termo Presidenta, somente para mulheres. Quando Dilma se elegeu, as pessoas, perguntaram para ela, qual o termo que ela gostaria de usar e ela falou Presidenta, com o final em feminino".

"Dilma", e’ desnecessario dizer que Dilma Rousseff, eleita para o cargo em 2010, como a primeira mulher a comandar o poderoso Brasil, a sexta economia do mundo. Veronica Marques do Rio, ilustra um dos maiores feitos de Dilma Rousseff no gabinete: A habilidade que ela possui em motivar outras mulheres a vencerem, especialmente na vida publica. "Para mim, este simples gesto, mostra como tendo uma mulher como "Presidenta", pode inspirar outras mulheres, nao somente buscando mais espaço na area politica, mas tambem no seu cotidiano". Falou Marques, uma executiva da compania ELAS - Fundo de Investimento Social para as Mulheres uma entidade nao governamental, que investe no aperfeiçoamento e educaçao das mulheres.

O efeito Dilma, começa por alto escalao: Depois de prometer em seu discurso de posse "que abriria portas para que outras mulheres no futuro, possam vir a ser Presidentas tambem". Rousseff, elaborou um gabinete, com tres vezes mais mulheres que os governos anteriores, concedendo as mulheres 9 das 24 posiçoes de nivel ministeriais, incluindo importantes Ministerios, como os Planejamento, Desenvolvimento Social e Meio Ambiente.

Nesse pais extremamente Machista, graças a Rousseff, mais mulheres, estao entrando para politica, mas do que nunca. "Dilma, aproveitou a oportunidade para usar varios super conceituados eventos na midia, para encorajar as mulheres a se candidatarem, nas ultimas eleiçoes" disse Heather Arnet, CEO da Fundaçao das Mulheres e Meninas da Pennsylvania, que eh afiliada com a fundaçao ELAS, em um estudo sobre o efeito da politica governamental, na vida das mulheres Brasileiras. Resultou: em um recorde de 48 mulheres, concorreram ao cargo de Governadores dos 26 Estados do Brasil, resultando num aumento em 60%, sobre a ultima eleiçao.

A luta pela igualdade social para ambos sexos, eh uma luta ardua de ser vencida. Embora, o Brasil possua, uma regulamentaçao que determina que um percentual de 30% dos candidatos aos cargos eletivos, devam ser mulheres, as mesmas, somente participam com 9% dos cargos no Congresso Nacional e somente 36% dos legisladores, alto funcionarios e trabalhos gerenciais de acordo com um estudo feito pelo Forum Economico Mundial. "Existe um longo caminho a ser percorrido, para que possamos ter mais mulheres envolvidas na politica. Porem estamos avançando passo a passo", comentou Marques. “Talvez no futuro, possamos ter pelo menos 50 % das mulheres em posiçoes politicas no Brasil”.

Politica entretanto, nao eh a unica area, onde as mulheres estao quebrando barreiras, no inicio do ano, Maria das Graças Silva Foster, foi nomeada Diretora Executiva da Petrobas-Petroleo Brasileiro, a primeira mulher no mundo a ocupar este cargo em uma das principais produtora de Petroleo e Gas no mundo. De acordo com uma pesquisa recente, 80% das mulheres Brasileiras, agora aspiram posiçoes em alto escalao nas empresas, (comparado com 52% nos Estados Unidos), embora 59% se considerem muito ambiciosas (comparado com 36% nos Estados Unidos) Arnet, comenta sobre o programa Fundo Social do Governo, que proveem as condiçoes ideais para que as mulheres possam suceder em suas vidas: Preços modicos para Anti Concepcional (sem receita medica), 6 meses de Salario Maternidade, todo esforço para conectar as mulheres do campo com uma melhor educaçao, programas de saude, o programa Bolsa Familia, compensaçao para mulheres pobres, para que deixem seus filhos nas escolas. "Todos esses programas juntos, estao criando um ambiente, onde as mulheres conseguem se manter economicamente, aumentando assim, a sua participaçao nas corporaçoes e nas lideranças politicas".

Marques diz sobe o lider do país Quando eu me ver representada por uma presidenta mulher vejo  que as coisas stao mudando. Quero ver a nossa geraçao de mulheres e a proxima geraçao de mulheres ter mais espaço na política com ajuda da presidenta. Entrar na política nao e’ coisa simple.  Brazil precisa nos dar--  a nova geraçao de mulheres—o espaço e a oportunidade.  Desejamos fazer, podemos fazer, vamos fazer!

SOLUÇOES PARA O BRASIL: Vamos la’ Meninas!

A Fundaçacao para as Mulheres e Meninas da Pennsylvania liderada por Heather Arnet, em participaçao com Veronica Marques da organizaçao ELAS, elaboraram um projeto chamado Vamos Meninas (Let’s go Girls!) para explorar a posiçao do Brasil na pratica de votaçao, politica economica e regras referente a politica de planejamento familiar, cuidado com as crianças em relaçao as mulheres.

Em Janeiro de 2013, Arnet eo grupo ELAS, visitarao Rio, Sao Paulo, Brasilia e outras cidades, para conhecerem melhor, as mudanças no Brasil e o seu impacto na liderança das mulheres. Como explica Arnet: "Juntas, esperamos obter historias de transformaçao para mostrarnos aos Americanos, os resultados dessa Liderança Economica desse Pais Emergente e inspiraçao para continuar a nossa luta pela igualdade dos sexos".

Explicando o que parece ser uma improvavel comparaçao, Arnet diz que o Brasil e a Pennsylvania, historicamente, possuem varios aspectos em comum. Os dois sao economias, baseadas na Exploraçao do Minerio de Carvao. nos somos uma sociedade Machista, onde as mulheres ficam em casa, tem filhos e os homens vao para o trabalho nas fabricas. Nos possuimos um alto indice discriminaçao social nos locais de trabalho e olhando o Brasil agora, pela perspectiva de uma economia revitalizada e pela perspectiva de liderança, as coisas estao mudando no Brasil, de uma forma muito dinamica.

Um documentario sobre Vamos Meninas! sera apresentado no canal PBS estaçao WQED/Pittsburgh, mais adiante em 2013, comenta Arnet, "Nos temos muito que aprender com o Brasil, com o seu povo e governantes, de como transformar nossa cultura e nossa economia para um novo milenio."